Como uma base para notebook pode te fazer ganhar mais desempenho
Descubra como uma base de notebook pode te fazer ganhar mais desempenho durante a execução de programas que você utiliza diariamente e até mesmo em jogos. Além de aumentar a vida útil do seu notebook e também melhorar a sua saúde.
Este Conteúdo é uma versão em forma de texto do vídeo que eu fiz no meu canal do YouTube. Caso você queira ver o vídeo antes de ler o post, basta clicar no play abaixo.
Os processadores tem mecanismos embutidos de proteção contra superaquecimento, quando as temperaturas sobem muito, a frequência e a potência do processador diminuem para evitar algum dano ao processador, em alguns casos mais extremos o processador até desliga.
Existe uma especificação do processador chamada TJUNCTION. De acordo com a própria Intel: “A Tjunction max é a temperatura máxima da junção térmica que um processador permitirá antes do uso dos mecanismos de controle térmico internos para reduzir a potência e limitar a temperatura.”.
No entanto existe uma outra especificação chamada Tcase e de acordo com a Intel, “A Tcase max é medida caracterizando um processador com soquete com um dissipador de calor integrado (IHS) para operação dentro de um sistema montado.”
Resumindo, Tcase é a temperatura máxima do dispersor de calor o (IHS) e Tjunction é a temperatura máxima da matriz do processador.
O processador do meu notebook é um Intel Core i5–8250u, caso eu consulte as especificações dele no site da Intel, poderei ver a Tjunction clicando em especificações e encapsulamento, aqui podemos ver que a temperatura máxima é de 100°C.
Eu tenho também um computador desktop com um i3–3220, e consultando as suas especificações podemos ver que a Tcase máxima não pode ultrapassar 65.3°C.
Ou seja, o ideal serial não deixar que seu processador ultrapasse os 60°C para garantir que ele tenha uma maior vida útil e que os outros componentes ao redor dele também não sofram com o excesso de temperatura, como vocês sabem, principalmente em notebook, temos pouco espaço para os componentes e para a circulação de ar.
A base que estive utilizando para os meus testes é uma Multilaser — AC166
Ela possui:
- Superfície de metal;
- Um Cooler com até 1100 RPM de potência e LED decorativo azul;
- 2 portas USB, uma para alimentar o Cooler e a outra para você conectar outro dispositivo;
- 4 ângulos ajustáveis, além da posição deitada.
Você pode ver mais detalhes sobre a base clicando nesse link.
Confira abaixo os testes realizados com e sem a base jogando GTA V com configuração gráfica em preset alto.
Utilizando o notebook sem a base
- Temperatura CPU: 92~96
- Temperatura GPU: 80
- Frequência do processador: 2900~3100
- Frequência GPU: 850
- FPS em jogos: 28~32 → 30+
Utilizando a base para notebook com o Cooler desligado
Temperatura CPU: 89~94 (-2.5)
- Temperatura GPU: 78 (-2)
- Frequência do processador: 2500~2800
- Frequência GPU: 1006 (+156)
- FPS em jogos: 28~34 → 32+ (+2)
Utilizando a base para notebook com o Cooler ligado
- Temperatura CPU: 85~90 (-6.5)
- Temperatura GPU: 73~74 (-6.5)
- Frequência do processador: 2400~2800
- Frequência GPU: 1006 (+156)
- FPS em jogos: 29~36 → 33+ 34+ (+3.5)
Além de proteger o processador do superaquecimento, você também estará protegendo outros componentes que ficam próximos dele aumentando a vida útil do computador.
Você também irá proporcionar uma posição mais confortável para a sua coluna permitindo que ela fique reta e a tela do notebook fique na altura dos seus olhos.
Você viu quantas vantagens uma base de notebook proporciona né? E aí? Ainda acha que vale a pena adquirir uma? Deixa sua resposta aqui nos comentários para eu saber qual a sua opinião.