Como Codar

Como Codar - Blog

Como vai ser o mundo em 2045?

Você já parou para pensar como será o mundo em 2045? Será que iremos ser dominados pelas máquinas? Será que as pessoas serão imortais? Se você quer saber mais sobre esse assunto, então vem comigo.

Como Codar
Como Codar
... views

Este Conteúdo é uma versão em forma de texto do vídeo que eu fiz no meu canal do YouTube. Caso você queira ver o vídeo antes de ler o post, basta clicar no play abaixo.

É só olhar ao seu redor que você notará o quanto a tecnologia evoluiu durante os últimos anos. Tem uma boa chance de você estar lendo este post com um supercomputador portátil em mãos. Isso era algo inimaginável a alguns anos atrás.

De acordo com a Lei de Moore, a quantidade de transistores em um circuito integrado iria crescer exponencialmente, e de fato esse número dobra a cada dois anos mantendo o mesmo preço. Ou seja, a cada 20 anos, é possível comprar 1000 vezes mais poder de processamento pelo mesmo preço. Imagina só como estarão rodando os jogos em 2040 com o poder de processamento mil vezes maior do que o de hoje, vai ser um absurdo. Mas o ponto chave é que nenhuma outra área evolui tão rápido quanto a tecnologia, um exemplo comum dado para entender isso, é o da indústria automobilística, se ela evoluísse tão rápido quando a indústria tecnológica, hoje em dia teríamos carros que atingem a velocidade da luz e custando alguns centavos.

Moore’s Law
Número de transistores em um circuito integrado ao decorrer do tempo.

Com o aumento da capacidade de processamento, também podemos obter modelos de Machine Learning cada vez mais precisos, que processam uma quantidade muito grande de dados, sejam eles textos, fotos, vídeos, áudios, valores obtidos através de sensores dos mais diversos tipos, entre muitos outros, para aprender padrões e realizar previsões, o que permite que algoritmos de inteligência artificial possam identificar doenças, reconhecer pessoas com muita precisão, transportar o rosto de uma pessoa para outra em um videoclipe utilizando a técnica de Deep Fake, criar pinturas artísticas ou até mesmo mesclar estilos diferentes de pintura em uma só, compor trilhas sonoras, dirigir carros, identificar pessoas através de paredes e muito mais.

Deep Fake Example
Imagem retirada do artigo: Visual Attribute Transfer through Deep Image Analogy

Conforme os anos passam, aplicações ainda mais incríveis e inimagináveis poderão ser feitas e com custo cada vez menor. Certamente aos poucos a IA irá substituir muitas profissões, principalmente as que envolvem trabalhos repetitivos e rotineiros como os caminhoneiros, seguranças, radialistas, suporte ao cliente entre outras, mas não precisamos pensar nisso como algo ruim, ao mesmo tempo que algumas profissões morrem, outras nascem. Os seres humanos poderão dedicar mais tempo a trabalhos humanos, que envolvem criatividade e compaixão, além disso a IA irá fazer trabalhos de alto risco para seres humanos.

Penso que no futuro as pessoas terão mais tempo para permanecerem umas com as outras. A IA irá aprimorar ao máximo o trabalho de analistas, cientistas, artistas, economistas, tornando-os mais eficientes e os ajudando a serem mais criativos. A IA será uma ótima ferramenta analítica que permitirá com que mais trabalhos criativos e compassivos ocorram de forma mais otimizada, como trabalhos voluntários, cuidadores de idosos, professores, guias de turismo, assistentes sociais, diretores de marketing e muitos outros que poderão ter um maior foco na nossa capacidade humana.

Muitos dizem que em 2045 o poder computacional vai evoluir tanto a ponto de podermos copiar todas as informações do cérebro de uma pessoa e transportá-las para uma máquina, dessa forma nos tornaríamos imortais, pois o corpo humano envelheceria mas poderíamos substituí-lo por um robótico.

Ghost in the Shell
Ghost in the Shell

A própria inteligência artificiar criaria outra melhor e esse processo aumentaria ainda mais a velocidade da evolução da tecnologia, em um nível que as máquinas se tornariam muito superiores aos seres humanos, isso é o que chamamos de singularidade tecnológica, e aí vem o temido apocalipse das máquinas, quando elas entenderiam que somos tão inferiores que não precisarão mais de nós.

No entanto, a tecnologia sempre foi uma ferramenta que utilizamos para aumentar nossas capacidades, assim como uma chave de fenda, porém com muito mais possibilidades, dessa forma poderemos utilizá-la a nosso favor para aumentar ainda mais as capacidades humanas limitadas com isso nos tornamos mais inteligentes e nosso conhecimento aumentará em uma quantidade inimaginável, aprimorando quem sabe a nossa memória, conectando nossas mentes em uma rede, permitindo que façamos novas descobertas de forma muito mais rápida.

E aí, como você imagina que será 2045? Acha que tudo isso vai realmente acontecer? Acha que seremos mortos pelos robôs ou viveremos juntos com eles como uma civilização comum? Em 2045 com certeza as máquinas farão parte de nós e conviverão conosco ainda mais do que nos dias de hoje, mas o que virá pela frente ainda está longe do que podemos imaginar. Diga aqui nos comentários o que você pensa sobre isso.

tecnologia2045futurointeligencia-artificialsingularidade